De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, aproximadamente 15% dos pacientes que passam por cirurgia bariátrica, após cinco anos, voltam a engordar.

Os motivos variam entre técnicos, metabólicos e psicológicos, mas, em geral, voltar a engordar está diretamente ligado a uma não mudança de hábitos do paciente.

“Quem acha que a cirurgia é um milagre, que vai ajudar independente do como estiver se alimentando, é um sério candidato a ficar com aspecto de desnutrido, ou voltar a engordar, pois sua alimentação é incorreta”, alerta o cirurgião da obesidade Prof. Dr. Roberto Luiz Kaiser Júnior.

Contar com acompanhamento de equipe multidisciplinar, no pré e pós-operatório é fundamental para construir uma nova relação com a saúde.

Em geral são envolvidos o cirurgião, nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta.

Os profissionais irão ajudar o paciente nessa readaptação para não voltar a engordar.

É importante ressaltar que, além da perda de peso, a cirurgia é para melhorar a saúde como um todo, controlando doenças associadas à obesidade.

Não volte a engordar

Listamos 10 atitudes que irão ajudar quem passou por cirurgia bariátrica não voltar a engordar.

  1. Adote hábitos alimentares saudáveis. Alimentos calóricos poderão ser consumidos, mas de forma equilibrada.  Alta ingestão de açúcar e gordura podem levá-lo a engordar novamente.
  2. Insira uma prática regular de exercícios físicos na sua rotina. Além de ajudar no processo de eliminação de peso, irá colaborar para que não volte a engordar, proporcionando mais qualidade de vida.
  3. Cuidado com o consumo de bebidas alcoólicas. Além de calóricas, alguns pacientes acabam substituindo a compulsão alimentar pela alcoólica.
  4. Atenção para a nova rotina alimentar. O estômago menor faz a pessoa se alimentar de maneira mais fracionada. Se a ingestão for de alimentos calóricos, fica mais fácil voltar a engordar.
  5. Mantenha o acompanhamento pós-cirurgia em longo prazo, com o médico e equipe multidisciplinar. O abandono pode levá-lo a um novo ganho de peso, ou outros problemas de saúde.
  6. É necessário também um acompanhamento psicológico que irá auxiliar o indivíduo a lidar melhor com as mudanças sofridas no corpo.
  7. Frequente grupos de apoio. Além do acompanhamento com os profissionais, pode ser interessante trocar ideias por quem já passou pelo mesmo problema que você. Estar em grupo é uma forma de ajuda mútua que não voltar a engordar.  
  8. Durma bem. Durante o sono há a liberação de melatonina, hormônio que, entre outras coisas, ajuda a diminuir o desejo por doces. Ou seja, dormir pode ajudá-lo a não engordar novamente.
  9. Não use a comida como conselheira. É comum as pessoas sentirem necessidade de comer em momentos de extrema felicidade, tristeza ou ansiedade. Isso não é fome, apenas uma necessidade psicológica, que poderá fazê-lo engordar novamente.
  10. Registre suas conquistas. Após a cirurgia bariátrica é importante que você veja que seus objetivos de perda de peso e ganho de qualidade de vida estão sendo alcançados. Manter isso presente na memória vai ajudá-lo a não querer sair da nova rotina e correr o risco de engordar novamente.

Confira mais informações sobre a cirurgia bariátrica em https://kaiserclinica.com.br/cirurgia-bariatrica

Fonte – Dr. Roberto Luiz Kaiser Júnior e Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

2007-2017 © Kaiser Clínica. Todos os direitos reservados.

Urgência:        (17) 3014-3121