Alimentação saudável para curtir o carnaval

Confira dicas de alimentação saudável para curtir o carnaval. Tanto PARA OS FOLIÕES, como para quem vai viajar ou mesmo ficar em casa.

Faça as compras com antecedência e deixe a geladeira abastecida com alimentos naturais como frutas, legumes, folhas, água de coco e água com gás para fazer bebidas gasosas com gotas de limão ou maracujá.

Opte sempre por alimentos na versão light, como frios de aves, queijos brancos, requeijão e iogurtes desnatados

Confira dicas de alimentação saudável

Mantenha um pequeno estoque de conservas em água de sardinha e atum, latas de tomate pelado, pão, massa e torrada integrais, geleia e gelatina diet, chás gelados e cappuccino diet.

No freezer, tenha alimentos prontos para preparar um prato rápido, como bifes ou iscas de carnes magras já cortados e divididos em porções, filés de peixe frescos de carne branca, hambúrguer de peru light.

Para refrescar, opte pelos picolés de frutas.

Dependendo da ocasião, algumas dicas específicas também podem ajudar.

Na geladeira

Possivelmente a geladeira será o lugar mais visitado. Por isso, monte uma estratégia de guerra e deixe alguns alimentos preparados para petiscar saudavelmente. Algumas alternativas são:

– Potes com iogurte natural desnatado temperado com ervas para mergulhar palitos de legumes;
– Queijo magro cortado em pequenos cubos;
– Bandeja de carpaccio de salmão defumado;
– Folhas verdes variadas limpas e secas guardadas em sacos plásticos ou potes com tampa;
– Legumes crus fatiados finos ou em palitos prontos para comer, como cenoura, aipo, pepino;
– Tigelas com frutas picadas;
– Gelatinas em taças individuais com frutas picadas.

Na folia

Coma sempre antes de sair de casa.

Se possível, leve seu próprio lanche para se prevenir da fome e da tentação de atacar as carrocinhas de rua. Boas opções são frutas, barras de cereal, água de coco em caixa e frutas;

Deixe sanduíches leves ou salada de folhas com legumes prontos na geladeira para saciar a fome da madrugada ou do dia seguinte;

Se tiver de comer fora de casa, preste atenção à higiene do local para não correr o risco de terminar a festa mais cedo por causa de uma comida preparada sem cuidado.

Na viagem

Estar em uma cidade diferente, com muitos atrativos, inclusive alimentícios, pode ser uma tentação. Por isso, lembre-se de não fazer uma farra em cada refeição.

Mantenha o foco na dieta com liberdade e responsabilidade. Comece o dia com um bom desjejum (fruta, cereais, iogurte e pão integral) e faça três ou quatro pequenas refeições ao longo do dia.

A ordem é hidratar o corpo. Beba muita água, mas não abuse dos isotônicos, pois eles têm calorias. Sucos feitos com polpa, chás gelados e sucos naturais de frutas, ajudam na hidratação.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

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