Centro de Rio Preto recruta pacientes com doenças inflamatórias intestinais para pesquisa clínica

Pacientes diagnosticados com Doença de Crohn (DC) e Retocolite Ulcerativa (RCUI) podem participar de recrutamento para terapia com medicamentos biológicos e orais oferecido pelo Centro Integrado de Pesquisa Clínica da Kaiser Hospital Dia, em Rio Preto. De forma voluntária, o paciente deve assinar um termo de consentimento para particiar do estudo. Aqueles que se qualificarem receberão o medicamento do protocolo de pesquisa sem custo e cuidados relacionados ao estudo sem custos médicos locais.

Para participar do recrutamento, a pessoa deve se enquadrar em alguns critérios, como ter idade igual ou maior de 18 anos e igual ou menor de 80 anos e possuir os sintomas ativos de Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa. Segundo o Centro, “as terapias convencionais como, por exemplo, os corticosteroide e aminossalicilato são limitadas e nem sempre diminuem completamente o processo inflamatório, além de apresentarem efeitos adversos significativos, o que torna as terapias com novos medicamentos promissores”.

Interessados podem se inscrever pelos telefones (17) 3302-4781 ou (17) 99102-7964. Em um primeiro momento será feita uma pré-triagem para saber um pouco mais sobre o histórico médico do paciente e passar as informações para a equipe. Se o paciente passar em todos os critérios da seleção, ele é ativado no estudo e o Centro inicia o tratamento com o medicamento novo.

A pesquisa clínica é realizada para avaliar a eficácia e segurança de um novo medicamento para uso em humanos. Os ensaios clínicos são submetidos à apreciação de um Comitê de Ética e devem seguir as “Boas Práticas Clínicas”, para assegurar a proteção dos direitos, integridade e confidencialidade dos participantes da pesquisa.

A Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa são doenças inflamatórias intestinais, decorrentes de um problema crônico, sem causa conhecida. Neste mês inicia a campanha Maio Roxo com o objetivo de conscientizar sobre essas doenças. No dia 19 de maio, no chamado Momento Saúde, o Centro realiza atividades ao ar livre, na praça do Vivendas, para evidenciar o tema das Doenças Inflamatórias Intestinais.

* Núcleo Digital
Jornal Diário da Região (São José do Rio Preto/SP)