Hemorroidas são dilatação dos vasos sanguíneos da região anal. Todos nós nascemos com os vasos sanguíneos chamados de vasos hemorroidários. Durante a vida eles podem ir se dilatando e saindo para fora da região anal, o que causa um certo incomodo.

As Hemorroidas são divididas em grau de acordo com o tamanho delas: Grau 1: tem sangramento mas não saem para fora. Grau 2: sangra e saem para fora, mas retornam espontaneamente. Grau 3: sangra, sai para fora e só retornam para dentro com auxílio do dedo (empurrar para dentro). Grau 4: sangra e fica sempre para fora. Não volta mais nem empurrando com o dedo.

Pode ocorrer também um caroço endurecido que aparece de repente e causa muita dor. Isso é a trombose hemorroidária causada pela coagulação do sangue dentro dos vasos sanguíneos da hemorroida.

O tratamento mais eficaz consiste na retirada desses vasos dilatados. Isso pode ser feito cirurgicamente pelo método convencional ou com auxílio de aparelhos. Hoje temos aparelhos que auxiliam a cirurgia de hemorroida como:

1- Laser onde em vez de utilizar a coagulação normal é utilizada a cauterização com Laser de CO2.

2- Grampeador PPH que serve para grampear os vasos hemorroidarios e na intenção de não deixar chegar mais sangue dentro das veias hemorroidarias.

3- Tesoura de Ultracision pode ser utilizada por ser uma pinça harmônica que faz a coagulação através de movimentos vibratórios emitindo menos calor aos tecidos.

4- THD é uma técnica que utiliza o doppler de Ultrasson para localizar os vasos hemorroidarios e liga-los. Com auxílio desse aparelho pode localizar onde passam os vasos sanguíneos.

Quando falamos em Hemorroidas menores e que ainda não apresentam indicação de cirurgia, podemos utilizar a fotocoagulação, infravermelho, injeção de produtos esclerosantes e também a ligadura elástica. Esses procedimentos só podem ser feitos em Hemorroidas grau 1 e 2. Alguns casos podem ser utilizados em Hemorroidas grau 3. Para as Hemorroidas maiores como a grau 4 somente o tratamento cirúrgico é recomendado.

Quando falamos em cirurgia de hemorroida todos sempre lembram de uma coisa: dor. Por isso que todos temem em operar e vão postergando o tratamento cirúrgico. Com isso a hemorroida vai crescendo mais até chegar um momento onde se torna gigante e causando muito desconfortos. Dai decide operar e esse paciente realmente vai ter dor independente da tecnica utilizada. A dica é a pessoa não perder o momento certo de operar. Pois assim com certeza vai ter um pós-operatório bem mais tranquilo !!!