O que é colonoscopia?

É um meio de visualização seguro e efetivo que examina diretamente a mucosa do colon e reto, usando um longo e flexível instrumento tubular. Ele é usado para diagnosticar problemas, realizar biópsias e remover pólipos do colon.

Quem deveria realizar uma colonoscopia?
Pessoas com alteração do habito intestinal ou sangramento.

A colonoscopia também é necessária para:
• Checar sintomas abdominais não esclarecidos
• Checar doença inflamatória intestinal (colite)
• Verificar pólipos ou tumores encontrados no exame de enema opaco
• Examinar pacientes com teste positivo de sangue oculto nas fezes
• Monitorar pacientes com um passado de câncer ou pólipo colônico.

Como é o procedimento?
O intestino deve primeiro ser limpo de todos os resíduos fecais antes do exame. Isto é feito um dia antes do exame conforme prescrição abaixo.

O aparelho é inserido através do reto e percorre todo o colon. Em alguns casos ele é introduzido também na porção terminal do intestino delgado (íleo). Durante o exame completo do intestino, é possível retirar pólipos ou realizar biópsias se necessário. Todo o exame leva aproximadamente 30 minutos. O exame é pouco doloroso, entretanto, uma leve sedação é dada quando necessário para melhorar a ansiedade e o desconforto.

Quais são os benefícios da colonoscopia?
Através da colonoscopia é possível detectar e remover a maioria dos pólipos sem cirurgia abdominal. A colonoscopia tem uma acurácia maior que o enema opaco para detectar pólipos ou câncer precoce. Freqüentemente, pólipos podem ser removidos durante o exame, sendo assim um passo importante na prevenção de câncer colônico.

Itens de preparo

• Preparo Manhã – Clique aqui para fazer Download

• Preparo Tarde – Clique aqui para fazer Download