A endoscopia digestiva é um exame realizado para visualização do esôfago, estomago e parte do duodeno.


Como é feito o exame de endoscopia?

O exame é realizado com o paciente em jejum absoluto de no mínimo 8 horas. A endoscopia é realizado com uso de um aparelho chamado gastroscópio, que nada mais é que uma câmera onde o médico consegue visualizar o tubo digestivo. A endoscopia é feita sob sedação leve na maioria dos casos onde o paciente se submete ao exame sem sentir qualquer sensação dolorosa na grande maioria dos casos.


Para que serve a endoscopia?

Através da endoscopia o endoscopista (médico especialista nessa área) pode diagnosticar doenças como gastrites, erosões, úlceras, varizes, póplipos, tumores e câncer dentre outras. Durante a endoscopia o especialista já realiza biópsias quando necessário. Através da endoscopia é possível o tratamento de diversos tipos de doenças como varizes de esôfago, retirada de pólipos e tumores etc….


Quem deve fazer a endoscopia?

A indicação para realização da endoscopia é feita pelo médico do paciente. Pode ser feita em qualquer idade e é atualmente um exame preventivo a partir dos 40 anos assim como o toque retal para os homens e o exame ginecológico para as mulheres.

Itens de preparo

preparo Endoscopia – Clique aqui para fazer o Download