A retossigmoidoscopia é um exame que permite a visualização do ânus, reto e sigmóide (parte final do intestino grosso) e dos problemas desta região.

Qual o preparo necessário?

Não requer preparo especial, apenas de aplicações de “fleet-enema” por via retal antes do exame, que pode ser feito em casa ou no próprio local do exame.

O que se espera de uma retossigmoidoscopia?

Auxilia no estudo de Doença Hemorroidária (internas ou externas), bem como no diagnóstico de doenças do reto e das primeiras porções do intestino grosso, como por exemplo: Doença de Crohn, Retocolite Ulcerativa, Divertículos, Pólipos e Câncer Colo-Retal.

Quanto tempo dura o exame?

O exame leva de 5 a 10 minutos para ser efetuado.

E se a retossigmoidoscopia mostrar alguma alteração?

Se o médico vê alguma área que necessita de avaliação em detalhes, uma biópsia (fragmento pequeno do cólon) pode ser obtida e submetida a exame anatomopatológico para análise.

Se pólipos (crescimento da mucosa do cólon que variam de tamanho) são encontrados, eles podem ser biopsiados, ou removidos na hora do exame.

Frente a estes achados, seu médico pode optar pela retirada imediata da lesão ou requisitar uma colonoscopia (exame completo do cólon) para remove-lo mais tarde com o cólon melhor preparado, permitindo assim o diagnóstico e remoção de lesões como estas não só no cólon esquerdo mas também no cólon direito.

O que acontece após a retossigmoidoscopia?

Após o exame o médico explicará os resultados. Você poderá se alimentar e retornar as suas atividades habituais, após deixar o consultório ou hospital.