Manifesto Obesidade: Cuidar de Todas as Formas

O que um médico deve observar, dentro da sua especialidade, quando recebe uma pessoa com sobrepeso ou obesidade? Existiriam problemas na sua área que seriam mais prevalentes em indivíduos com excesso de gordura corporal e que não poderiam passar sem uma investigação durante a consulta? E haveria, então, orientações mais específicas para esse paciente?

A Abeso e a SBEM pediram a nada menos do que 14 associações e sociedades de Medicina para que respondessem essas questões. E elas aceitaram o convite. Assim, a partir dessa união de forças, e contando ainda com o apoio da World Obesity Federation, surgiu o Manifesto Obesidade: Cuidar de Todas as Formas, uma coletânea de textos assinados por grandes nomes representando essas entidades e suas respectivas especialidades.

O e-book, que você pode baixar agora mesmo clicando aqui, faz parte da campanha #cuidardetodasasformas. E nele você encontrará um vastíssimo manancial de informações sobre os cuidados com o paciente com obesidade que foram enviadas por (em ordem alfabética):

Associação Médica Brasileira
Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia
Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas
Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo
Sociedade Brasileira de Dermatologia
Sociedade Brasileira de Diabetes
Sociedade Brasileira de Hepatologia
Sociedade Brasileira de Hipertensão
Sociedade Brasileira de Imunologia
Sociedade Brasileira de Imunizações
Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
Sociedade Brasileira de Pediatria
Sociedade Brasileira de Pneumologia
Sociedade Brasileira de Urologia