O aquário propicia uma integração saudável e simples com a natureza. É relaxante o visual de um aquário bem montado, com água cristalina, transmitindo paz, com iluminação adequada, sem odores e seus habitantes expondo toda beleza de suas formas e cores. A Kaiser Clínica se orgulha por poder oferecer aos seus pacientes seu aquário marinho localizado em sua sala principal de convívio e espera. Procurando assim transformar o momento pré consulta em algo prazeroso e agradável.

A montagem do aquário
A escolha do aquário começa muitas vezes pela escolha dos peixes. Além de preferências pessoais, existem muitos outros fatores importantes que devem ser levados em conta a respeito de cada peixe: tamanho adulto, comportamento, preferências quanto à água, hábitos de alimentação, compatibilidade com outras espécies, e no caso específico de peixes marinhos, consciência ambiental é extremamente importante.

Para o aquário da Kaiser Clínica as cores e formas foram definidas de forma a suavizar o ambiente e chamar a atenção para os peixes coloridos e belos.

Os cuidados
Quando alimentamos os peixes, dependendo da voracidade e interesse, percebemos o quanto eles estão bem. É maravilhoso desfrutar desse pedaço da natureza em nosso ambiente. O fundamental é sempre manter o equilíbrio entre os organismos “visíveis” (peixes, plantas, corais) e “invisíveis” (bactérias, fungos), sobre a qualidade da água (pH, dureza, níveis de amônia, nitrito e nitrato), da compatibilidade de seus habitantes, da iluminação adequada, da filtragem específica para cada biótipo, da temperatura, da periodicidade da manutenção, etc…

Podemos compreender muito do que um aquário tem para nos ensinar, e com tranqüilidade. Este envolvimento depende da satisfação e dos desafios que ao mesmo tempo, ele nos proporciona. Imaginem um peixe marinho, os corais pulsando saudavelmente.

Informações técnicas
– DIMENSÕES : 170 x 70 x 60 cm – 714 litros
– SKIMMER : Revolution 1000 NY
– TEMPERATURA : Chiller 1/2 HP, sensor temperatura c/ coller
– ILUMINAÇÃO: 2 HQI 250 Watts 14.000 K e 2 Actinic Compacta de 56 Watts
– MANUTENÇÃO: Troca parcial quinzenal e Biocalcio
– SUBSTRATO: Halimeda e rochas vivas Recife
– COMENTÁRIOS: A beleza e aparência saudável dos peixes e corais já dizem tudo. Um lindo aquário para se apreciar e ver como a natureza é bela.

O convívio
São várias as opiniões relacionadas à compatibilidade de peixes em aquários. Existem até tabelas que mostram quais espécies podem ou não ser colocadas juntas num aquário comunitário. O certo é que quanto maior for o aquário menor é a probabilidade dos habitantes estarem sujeitos a brigas.

Vários fatores podem influenciar no comportamento dos peixes, tais como: idade do peixe, alimentação oferecida, quantidade de plantas e ornamentos no aquário, etc. Peixes adquiridos ainda jovens demonstram maior adaptabilidade ao novo ambiente, enquanto os mais velhos tendem ao isolamento ou hostilidade. Se a alimentação for adequada à sua espécie, variada e, servida generosamente, com certeza teremos peixes saudáveis e bem nutridos, fatores de especial relevância para o seu “bom comportamento social”. Quanto ao tamanho do aquário, cabe lembrar que quanto mais do habitat natural das espécies mantidas ele se aproximar, mais harmoniosa será a convivência no aquário. Portanto, deveríamos ser mais criteriosos na montagem do aquário, preferindo montagens com biótipos específicos de cada região.

Um aquário só será completo, ou seja, só estará em condições de perfeito equilíbrio quando todos os fatores estiverem adequados para a espécie ou espécies que nele tivermos. Portanto para cada espécie ou espécies teremos que proporcionar estas condições.